Apresentação

O III Workshop SAL (Systemics Across Languages) tem como finalidade a discussão dos resultados das pesquisas desenvolvidas no país sobre a descrição dos sistemas gramaticais das metafunções da linguagem nos diferentes registros de língua e a realização de oficinas sobre a estrutura dos gêneros e a ontogênese da escrita. Além disso, os pesquisadores vão discutir sobre os rumos da pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional no Brasil, novas publicações do grupo e a criação de um projeto de cooperação internacional com o grupo europeu de Sistêmico-Funcional, visto que o coordenador do projeto europeu – Carlos Gouveia (Departamento de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa), grande especialista sistemicista em língua portuguesa – participará desse evento.

O Projeto Internacional Systemics Across Languages (coordenado por Christian Matthiessen – Hong Kong Politechnic University – um dos maiores especialistas do mundo em Linguística Sistêmico-Funcional, uma teoria social da linguagem criada nos anos 1960 por Michael Halliday) reúne pesquisadores de vários países do mundo para desenvolver pesquisas sobre a estrutura das diferentes línguas e seus registros de uso. No Brasil, o Projeto SAL iniciou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em 2006, pela Profa. Dra. Leila Barbara, a convite de Christian Matthiessen. A Profa. Dra. Leila Barbara é uma das pioneiras do estudo da Linguística Sistêmico-Funcional no Brasil, com muitas publicações na área, e a coordenadora brasileira do Projeto SAL-Brasil, que conta atualmente com a participação de vários pesquisadores nas universidades brasileiras. Os membros do Projeto SAL-Brasil se reúnem periodicamente, pelo menos, duas vezes ao ano para discutir os resultados de suas pesquisas, novas pesquisas, publicações e o engajamento de novos pesquisadores regionais.

Com os desdobramentos da pesquisa na área da descrição linguística e do ensino dos gêneros e com a adesão de vários pesquisadores de outros estados ao grupo, surgiu a necessidade de encontros nacionais. O primeiro encontro nacional ocorreu na PUC-São Paulo, em 2011, e contou com a presença internacional de Christian Matthiessen. O segundo encontro nacional ocorreu em 2012 na Universidade Federal de Santa Maria e contou com a participação externa de Carlos Gouveia. Agora, na terceira edição do evento, ambos irão participar como membros externos. Além de questões relacionadas aos sistemas gramaticais das línguas, os especialistas estrangeiros irão focar a aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino da língua materna, vertente muito bem sucedida nas escolas australianas e europeias. Um dos objetivos desse evento é planejar a aplicação em algumas escolas-piloto no Brasil. Além disso, o III Workshop SAL-Brasil se propõe a divulgar o conhecimento aplicado da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) a professores e estudantes universitários, de ensino fundamental e médio do Distrito Federal, possibilitando-lhes acesso a essa área da linguística especialmente útil à aplicação tanto no ensino da língua quanto da linguagem.


O interesse em patrocinar a vinda deste encontro nacional para Brasília, o primeiro a aqui se realizar, é apresentar a aplicação da pesquisa na área mencionada para o ensino de línguas e linguagens, bem como apresentar novas contribuições e criar condições para mais pesquisadores da região se apresentarem. A abordagem sistêmico-funcional tem sido aplicada ao ensino em várias partes do mundo (Japão, China, Finlândia, Portugal, Brasil) sobretudo na Austrália, cuja matriz curricular utiliza a base teórica da Linguística Sistêmico-Funcional em seu sistema de ensino, o que tem se mostrado extremamente útil. O III Workshop SAL-Brasil também visa a analisar e preparar um projeto que aproveite a experiência já testada na Europa para coaduná-la ao Brasil e preparar a testagem do modelo criado.


Acreditamos que apresentar a teoria sistêmico-funcional, seus desdobramentos e aplicações aos nossos professores de ensino fundamental e médio, bem como aos professores universitários que atuam nos cursos de licenciaturas de línguas,pode ter impacto positivo para o ensino da língua portuguesa no Brasil principalmente como ocorre, por exemplo, na Austrália, em Portugal e outros países da Europa.Vale enfatizar que, na UnB, há um grupo de pesquisa na área da Linguística Sistêmico-Funcional que desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino da língua portuguesa e à análise do discurso voltada para as questões e práticas sociais da agenda nacional e internacional. Este grupo de pesquisa é registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil- CNPq com o título “A Linguística Sistêmico-Funcional como instrumental teórico-metodológico para análise do discurso”.

O evento contará com:
·         Dois minicursos, com carga horária de oito horas cada um, a serem conduzidos pelos palestrantes estrangeiros, especialistas renomados internacionalmente;
·  quatro sessões temáticas, em que pesquisadores das universidades brasileiras (professores e estudantes de mestrado e doutorado) apresentarão trabalhos de pesquisa sobre as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para o ensino da língua materna e para a análise do discurso;
·    palestras proferidas por especialistas brasileiros e estrangeiros sobre aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino da escrita na educação básica brasileira e à descrição dos gêneros do discurso;

·   sessão de pôsteres em que alunos de mestrado e doutorado apresentarão suas pesquisas sobre aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional no ensino da escrita, no ensino de gêneros textuais e na análise do discurso.